quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Música Brasileira

Olá! Esse post será sobre a nossa queria música Brasileira ;)
A música do Brasil formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus e africanos, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses e pelos escravos. Na música popular o negro teve uma participação fundamental. Trazendo da África alguns instrumentos como atabaques, o agogô, a cuíca e o berimbau.

Com a crescente abertura do Brasil à cultura globalizada dos anos 90 em diante, simultâneamente ao maior conhecimento, valorização e divulgação de suas próprias raízes históricas, sua música vem mostrando grande originalidade e variedade, observadas na criativa fusão de influências diversas e na riqueza de gêneros musicais encontrados hoje em dia, como o samba, a música sertaneja, o Rock, o samba-reggae, o baião, o forró, a lambada, a música eletrônica, os regionalistas(é o conjunto das particularidades linguísticas de uma determinada região geográfica, decorrentes da cultura lá existente), entre tantos outros.

Samba,é um gênero musical, do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.Possui influência de Carmen Miranda,que ajudou a divulgar o samaba em nível internacional,e de Villa-Lobos que foi um dos intelectuais renomeados que reconheceram o valor do samba. Os sambistas mais conhecidos nos dias de hoje são Martinho da Vila e  Zeca Pagodinho.


Sertanejo: Música Sertaneja ou caipira é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1910, por compositores rurais e urbanos.A tragetória do sertanejo é composta por 4 eras/fases:

-Primeira era: Foi em 1929 que surgiu a música sertaneja como se conhece hoje.É classificada como "música sertaneja de raiz", com as letras enfatizadas no cotidiano e na maneira de cantar.

-Segunda Era: Uma nova fase na história da música sertaneja teve início após a Segunda Guerra Mundial, com a incorporação de novos estilos (de duetos com intervalos variados e o estilo mariachi), gêneros (inicialmente a guarânia e a polca paraguaia e, mais tarde, o corrido e a ranchera mexicanos) e instrumentos (como o acordeom e a harpa). A temática vai tornando-se gradualmente mais amorosa, conservando, todavia, um caráter autobiográfico

-Terceira Era: A introdução da guitarra elétrica e o chamado "ritmo jovem", pela dupla Léo Canhoto e Robertinho, no final da década de 1960, marcam o início da fase moderna da música sertaneja. Um dos integrantes do movimento musical Jovem Guarda, o cantor Sérgio Reis passou a gravar na década de 1970 repertório tradicional sertanejo.Os principais artistas dessa era foram: Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano.

-Quarta Era: Começa a reciclagem do Sertanejo Universitário, os artistas começam a divisão músical, boa parte retorna para as influências da moda de viola ou "modão" como os artistas estão preferindo chamar o novo seguimento e começa a surgir CDS com o subtitulo de "só modão". Já outra parte segue as tendencias do sertanejo romantico do passado.Hoje em dia o sertanejo universitário está conhecido na voz de Jorge e Mateus,Luan Santana,Paula Fernandes,Maria Cecília & Rodolfo,entre outros.

 Veja algumas músicas sertanejas que estão bombando:

1)Jorge e Mateus: Seu Astral

2)Luan Santana- Amar não é pecado

3)Paula fernandes- Pra você

4)Fernando e Sorocaba-Pega eu

5)Jorge e Mateus-Chove Chove

 

Gostaram de conhecer um pouco mais da música Brasileira?Espero que sim!

Beijos Nathalia Azevedo

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário